segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

NASA LANÇA JAMES WEBB, SEU MAIOR TELESCÓPIO

Na manhã do último sábado (25) foi lançado da base de lançamento tropical da Agência Espacial Europeia (ESA) na Guiana Francesa, o telescópio espacial James Webb da Nasa, considerado o sucessor do Hubble e o principal e melhor observatório de ciências espaciais da próxima década.


James Webb - Crédito: Wikimedia

Ele tem um espelho primário de 6,5 metros de diâmetro - três vezes o tamanho do espelho do Hubble. Esse espelho é composto por 18 segmentos hexagonais de metal berílio revestido de ouro e é 100 vezes mais sensível do que o Hubble.

Um maior diâmetro no espelho significa maior área de coleta de luz, consequentemente possibilitando observar objetos a maiores distâncias, uma captura do passado, o cosmos de apenas 100 milhões de anos após o Big Bang. Para fins comparativos, o Hubble consegue captar imagens de galáxias a cerca de 400 milhões de anos após o Big Bang - que se deu a cerca de 13,8 bilhões de anos.

James Webb operará principalmente no espectro infravermelho, permitindo observar através de nuvens de gás e poeira onde as estrelas estão nascendo. 

O telescópio tem mais de 6,3 toneladas, custou quase US$ 9 bilhões e ficará numa órbita solar a cerca de 1,6 milhão de quilômetros da Terra (quatro vezes mais longe do que a lua), mantendo um alinhamento com o planeta. 

Dentre tantas missões, deve desvendar segredos de buracos negros e exoplanetas promissores com suas instigantes atmosferas.

Parabéns a NASA e a todos envolvidos. 

Agora vamos aguardar para 'viajar ao passado' e nos surpreender com descobertas. 


Pesquisa: Miguel Souto


Nenhum comentário:

Postar um comentário