quinta-feira, 22 de outubro de 2015

DE VOLTA PARA O FUTURO ENTRA PARA A HISTÓRIA!

A trilogia De volta para o futuro é uma das melhores já realizadas na história do cinema nos gêneros ficção científica, aventura e até mesmo comédia. Na minha opinião, sem dúvida e receio algum, a melhor.



BACK TO THE FUTURE
FONTE: GBPOSTERS



Back to the Future foi lançado em 3 de julho de 1985. Foi dirigido por Robert Zemeckis, escrito por Zemeckis e Bob Gale. 

O filme conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente que volta no tempo, ao ano de 1955, onde conhece os seus futuros pais e acidentalmente corre o risco de desaparecer quando sua mãe se apaixona por ele.

Contando com personagens carismáticos e atuações formidáveis (podemos citar Christopher Lloyd interpretando o simpaticíssimo Dr. Emmett "Doc" Brown), uma história envolvente e inovadora, além de belíssimos efeitos visuais (para a época e, convincentes até hoje) e ótima trilha sonora, os três filmes conquistaram gerações. 

No primeiro filme, como mencionado, Marty viaja ao passado, 1955, no segundo, para o futuro, 2015, tentando resolver problemas dos filhos e criando involuntariamente uma linha alternativa no tempo de 1985. Já o terceiro filme se passa no velho oeste, ano de 1885, onde Marty tenta salvar o Doc Brown (que seria assassinado em cinco dias) e voltar em segurança ao futuro.








Ontem, dia 21 de outubro de 2015, foi a data memorável em que Marty chegou ao futuro, no segundo filme.


Há muitas coisas que efetivamente tornaram-se reais, outras, imaginadas pelo Robert Zemeckis, que são obsoletas, outras ainda por hora inacessíveis.

O hoverboard ou skate voador, por exemplo, ainda não existe, pelo menos não exatamente como gostaríamos. Em 2014, uma empresa criou o protótipo Hendo Hover, uma prancha que levita pouco mais de 2 centímetros, utilizando o princípio do magnetismo, com quatro motores de flutuação. Com o avanço tecnológico, talvez tenhamos futuramente um objeto funcional similar ao do filme, que é um sonho de consumo para muitos fãs. 

O carro voador não existe, embora protótipos que mais parecem aviões, helicópteros ou drones tenham surgidos. 

Já as telas LED com diversos canais simultâneos, ou vídeo chamada, são reais hoje.

O fax se tornou obsoleto, ainda que ainda exista em alguns setores governamentais. 

O hidratador de alimentos deu lugar ao microondas. 

Os tênis que se amarram sozinhos já foram patenteados e lançados pela NIKE. 

Já o Mr. Fusion, motor abastecido com lixo, é apenas idealização imaterial (ainda usamos combustível fóssil e com altíssimo valor de custo e ônus à natureza).

Quanto ao capacitor de fluxo, bem, a maioria dos cientistas discorda sobre viagem no tempo para o passado. É possível ir para o futuro, desde que possamos nos aproximar da velocidade da luz ou de objetos massivos com gigantesco campo gravitacional como um buraco negro.





Ontem, De volta para o futuro, literalmente, após 30 anos, entrou para a história.


Para comemorar, videos publicitários foram lançados como esse acima - direitos reservados aos autores. Dr. Brown e Marty conversando 30 anos no futuro é empolgante e nostálgico.

Viva Dr Brown, Marty, Zemeckis e todos que fizeram e fazem parte dessa magnífica trilogia!

Rápidas curiosidades: 

* Eric Stoltz seria o Marty, mas o diretor achou que ele não transmitiria a jovialidade e humor necessário.

* A máquina do tempo seria uma geladeira e não um DeLorean, mas a produção e direção tinham receio de que crianças poderiam se trancar em geladeiras.

*A Disney recusou o projeto por causa do interesse amoroso da Lorraine Baines McFly (Lea Thompson)  por Marty.


Mais dados interessantes em outro artigo do meu blog aqui

Obrigado.

Texto e pesquisa: Miguel Souto


Nenhum comentário:

Postar um comentário