quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BACK TO THE FUTURE - PEQUENA HOMENAGEM



E se fosse possível voltar no tempo e mudar a história de toda uma vida? Questionamentos intrigantes e instigantes como esse, inspiraram e inspiram diversos roteiristas e escritores. 

Em se tratando de cinema, a trilogia "Back to the future" tornou-se referência (ou no mínimo) um clássico insigne no gênero de ficção científica (apesar de alguns considerarem como aventura). É a melhor trilogia cinematográfica para mim.

Os filmes foram escritos por Robert Zemeckis e Bob Gale e tiveram como um dos produtores executivos Steven Spielberg. Assumindo a direção, o próprio Zemeckis.

Inicialmente pensaram em utilizar como meio para viagens no tempo uma geladeira (desistiram dessa ideia pelo receio da possibilidade de crianças subirem ou entrarem em geladeiras). Felizmente optaram por um veículo móvel e de ótimo gosto: DeLorean.

O ator Michael J. Fox, que interpretou Marty Macfly, corria contra o tempo durante as filmagens, pois estava muito ocupado durante o dia com a série de Tv "Family Ties".  Vale lembrar que o papel de Marty McFly começou a ser interpretado por Eric Stoltz.

No excelente elenco estão Christopher Lloyd, na pele do inspirador, cativante e admirável Dr. Emmett Brown, Lea Thompson, Crispin Glover, dentre outros.

Back to the future foi sucesso na década de 80. Arrecadou 350 milhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo. 

A Universal lançou os três filmes em Blu-ray e DVD, em edição especial no dia 26 de outubro de 2010. Nesse mesmo ano Michael J. Fox, que sofre do mal de Parkinson, voltou a dirigir um DeLorean num vídeo especial para promover a premiação do Scream Awards 2010. 

Para assistir ao vídeo clique nesse link do youtube, trata-se de um trailer comparativo do original e novo.

Criado pela empresa Telltale Games o jogo "De volta para o futuro" está disponível para PC, Playstation Network e Ipad.

"Back to the future" tem um roteiro inteligente: considere a meticulosa elaboração e criação de cenas do segundo filme onde ele sai de 2015 e volta para 1955 onde já esteve.

A história é cativante e irresistível , mesclando ficção, aventura e até elementos cômicos contidos.

O filme traz efeitos visuais e sonoros fantásticos (considerando a época) e atuações genuínas e geniais. 

Há cogitações para um próximo, o "Back to the future IV". Será? Receio que não.

"Você se lembra do futuro?" 

Assista o filme (e reveja e reveja).

Texto e pesquisa: Miguel Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário