quarta-feira, 22 de setembro de 2021

E SOU EU - PRIMEIRA GUIA OFICIAL SERTANEJA



Olá. Confira a música 'E Sou eu' no youtube e soundcloud, minha mais nova composição. 

Foram cerca de três meses desde a criação da melodia, ajustes de letras e finalização dessa guia profissional.

Nos últimos dois meses estou estudando técnicas de composição, analisando o mercado fonográfico, ouvindo mais atentamente grandes nomes da música sertaneja, também do forró e do arrocha, observando alguns padrões na estrutura dos hits. O objetivo é ingressar de vez no mercado, fazer parcerias e assinar liberações de canções com artistas locais e nacionais.

Já componho há alguns anos, porém de modo esporádico, e - agora percebo - por vezes com qualidade inadequada, quer em melodia, na letra, na captura e interpretação.

Para alcançar sucesso no mercado fonográfico como compositor ou aumentar as chances de tal feito, sobretudo no gênero sertanejo, altamente competitivo, é preciso alguns critérios (esses tópicos abaixo servirão para auxiliar você que compõe e assim como eu deseja êxito)...

1 - Criação de boa melodia - deve ser marcante, principalmente no refrão, envolvente, de fácil assimilação, chiclete. Naturalmente deve ser original.

2 - Letra e temas atuais - é preciso falar a linguagem do público alvo. O ouvinte deve se identificar com a história também através das expressões utilizadas, como por exemplo, nas redes sociais. Situações comuns retratadas com linguagem clara ao consumidor daquele gênero. 

Uma bela melodia com uma linguagem rebuscada e muito formal, mesmo no gênero MPB, pode afastar o ouvinte, não haverá conexão, envolvimento. Expressões desatualizadas te jogam para trás no tempo e praticamente fecham a janela de interesse/contratos.

Sobre o tema, se a letra retrata o que está em alta, maior a chance de aproximação, identificação.

3 - Objetividade e duração - atualmente ocorre um bombardeio virtual de informações audiovisuais por segundo nas telinhas dos celulares, Tvs, dispositivos diversos. Deixamos de ser telespectadores e nos tornamos consumidores de conteúdo. Não faltam plataformas para o consumo imediato e quase infinito de músicas, Spotfy, Deezer, youtube. 

Todos que estão conectados parecem ter pressa, e a geração Z (galera que nasceu de 1996 a 2010) muito mais ainda. Se você não prender a atenção do internauta nos cinco primeiros segundos iniciais, ele passa para próxima postagem. 

Sendo objetivo nessa objetividade!: faça músicas com introduções curtas, menores que oito segundos. A parte b ou segunda estrofe deve ser composta por dois versos ou mesmo um preferencialmente. Chegue ao refrão em até 45 segundos, se for até 35 segundos, melhor ainda. As músicas estão cada vez mais curtas. Uma guia deve ser ainda mais curta, entre 1 minuto e meio até 2 minutos.

Ainda falando sobre objetividade, nada de enrolar o público, letra clara, na lata, como se fossem palavras ditas numa roda de amigos regada a cerveja às 23h de um sábado qualquer ou num diálogo de um jovem casal num apartamento usando pijamas assistindo Netflix.

4 - É preciso criar sacadas. Esse é um tópico que ainda estou trabalhando, desenvolvendo. O que seriam sacadas? Dizer o que já foi dito 30 milhões de vezes, porém de um modo completamente diferente e criativo. No segmento sertanejo é um fator que se destaca. Por exemplo: "café e amor são duas coisas que não servem frio", "...cê gasta seu batom de cereja" etc.

5 - Criação de guias profissionais. Se você não tem estúdio, não canta bem, nem sabe tocar um violão ou teclado e nem manipular de modo avançado programas de edição áudio, só há uma única saída: investir em guias profissionais. 

Utilizando uma expressão do compositor Cauê Beltrame - que inclusive realiza um belíssimo trabalho no apoio aos compositores e que muito contribuiu para essa minha nova fase profissional na música -, "sua composição estará numa vitrine com milhares de outras onde o cantor passará para comprar uma...". Se a canção não tiver qualidade sonora compatível, mesmo sendo ótima, dificilmente terá chance de ser escolhida por que não será ouvida após os quatro segundos iniciais.

Investi em quatro composições. Essa é a primeira guia. Pesquisei em alguns sites e escolhi o TM Music por ter alta qualidade, claro, mas por ter também um preço mais acessível. Um pacote completo com guitarra, baixo, bateria, voz masculina, master e mix, sai por R$ 290,00. Na concorrência o acústico geralmente pode sair até mais caro.

Meus agradecimentos ao produtor Thiago Melo pelo bom atendimento, profissionalismo e muita paciência, pois admito, fui detalhista e chato.

Essa guia passou por duas revisões! Na primeira, pedi três modificações: mudar melodia de um verso inicial e de outra no refrão (não se tratava de desafinação e estava muito coerente a melodia, mas a variação melódica que imaginei traria mais criatividade e emoção, o que ocorreu). Além dessas duas, uma adição e melhoria na parte "oh, oh...".  Pedi inclusive que repetisse essa parte 'embaixo' do segundo refrão como uma espécie de back vocal.

A segunda modificação foi apenas para ajustar duas sílabas no inicio de dois versos, pois acredito que devido as mudanças anteriores, elas não ficaram claras, evidentes devido possivelmente a atrito de melodias do vocal. No final foi tudo resolvido.

Gratidão também por exceder vários segundos e repetir refrão, o destacando. Dificilmente outro estúdio toparia chegar aos dois minutos de guia sem um pagamento adicional.

É preciso investir. Acredite em sua composição e a apresente ao público ou a produtores da melhor maneira possível, com a melhor roupa possível. Ela se destacará se você tiver uma guia profissional. 

As vezes numa audição, o cara da grana, o empresário, pode até não ser especialista em partitura, arranjos, mixagem, mas saber identificar um potencial hit e ser envolvido pelo swing, a sensação que o compositor quis passar.

6 - Registro de sua composição/guia - como sempre recomendo, nunca deixe de registrar suas filhas, suas músicas. Você a protege numa eventual disputa por direitos autorais. O site que recomendo para registro é musicas registradas. Você pode também registrar na Biblioteca Nacional.

7 - Cuidados na métrica e energia. Essas são dicas que aprendi com o compositor Cauê Beltrame. Tenha cuidado no encaixe da letra na melodia, melhor retirar uma palavra ou substituir frase do que deixa-la meio atropelada, não fluída. Menos será sempre mais na música.

 Métrica, de modo simplório, trata-se da matemática melódica da música, a divisão correta da linha melódica dentro do compasso. A energia seria a sensação transmitida através da melodia, seu crescimento e explosão no refrão. E atenção: explosão no refrão! Faça o possível para criar refrãos com melodias acentuadas, pois é o aspe da composição. E não se esqueça de variar nas melodias em cada bloco, deixar a música linear é deixar a energia constante, o que cansa e não gera expectativa.

Uma curiosidade que não sabia e que está relacionada ao tópico 8 a seguir: obra é diferente de fonograma. 

Obra é o conjunto de arranjos, melodia, letra, sua composição criada. Fonograma é a gravação dessa obra com um código internacional único ISRC (International Standard Recording Code). 

O registro desse código deve ser realizado por uma editora ou produtor fonográfico (também compositor, desde que o mesmo esteja cadastrado numa das sete associações de música ligadas ao ECAD).

8 - Associe-se. Para você receber pelos direitos de execução de sua música, é preciso entrar numa das associações, pois o ECAD arrecada a grana e repassa para elas, que por sua vez transfere para os referidos associados. Na associação você cadastra seu fonograma indicando quais eram os músicos que estavam no momento da gravação, daí cada um receberá uma porcentagem do dinheiro. Depois do registro do ISRC sua música poderá ser rastreada pelo sistema e a grana chegará até você, se for bem executada nas plataformas, rádios, shows, Tv etc.

Me cadastrei na ABRAMUS, mas será preciso ainda enviar documentos pelos correios. O farei brevemente, embora discorde desse procedimento antiquado e burocrático, afinal o envio de documentos digitalizados facilitaria nossa vida, dinamizaria tudo.

9 - Cuidados na abordagem. Por fim não cometa o erro que cometi, de enviar para cantor, por email, música em anexo com baixa qualidade ou mais de 4 links de músicas. Primeiro é preciso se identificar e perguntar se o produtor ou cantor autoriza o envio de link de música e somente depois envia-lo. Preferencialmente durante janela aberta para novo repertório.

Acredito que essa composição 'E sou eu' tem potencial de aceitação no mercado e com essa qualidade no vocal do Victor Amorim e na excelente produção do Thiago Melo minhas chances aumentam muito para conseguir liberações e parcerias.

Fiz essa música objetivando apresentá-la a grandes cantoras como Simone e Simária, Marilia Mendonça. Naturalmente estou aberto a negociações com cantores locais também. 

Essa é uma nova fase profissional para mim. Inclusive criei novo email, novo canal no youtube, no soundcloud, e também no instagram e facebook. Ta aí mais uma dica: tenha um perfil comercial exclusivo em todas plataformas. Apresentarei apenas composições de alta qualidade técnica a partir de agora nesses novos canais. 


Curta a música, comente, compartilhe o vídeo. 


Obrigado.


Texto: Miguel Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário