sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

PERSEVERANCE EM MARTE E MAIS DUAS MISSÕES

Ontem, quinta-feira (18) o rover Mars Perseverance pousou em Marte, depois de sete meses de viagem e procedimentos arriscados para pouso, um feito extraordinário.


PRIMEIRA IMAGEM PERSERVERANCE - NASA


Um pouco sobre os chamados "sete minutos de terror": 


* A cerca de 130 km da superfície de Marte, o rover entrou na atmosfera a uma velocidade de 20.000 km/h e seu escudo de calor atingiu temperatura de 1.300 °C.


* Com 11 km de altitude e ainda a 1.500 km/h o paraquedas de 21 metros de diâmetro foi aberto reduzindo a velocidade do dispositivo para cerca de 300 km/h.


* Depois que o escudo térmico se soltou, um mecanismo tecnológico novo chamado "Terrain Relative Navigation" (NRT) verificou em tempo real a superfície com mapas gravados em seu sistema, evitando áreas perigosas.


* Numa altitude de 2 km, o veículo da NASA se desprendeu do escudo traseiro e do paraquedas, ativando seus oito motores, desacelerando ainda mais. 


* A cerca de 20 metros do solo, e numa velocidade menor que 3 km/h, o rover desceu suspenso por cabos, um sistema de polias ("skycrane").


* Por fim, desdobrou suas rodas, os cabos foram cortados, o estágio de descida se afastou e o rover pousou.



GRÁFICO SEQUÊNCIA DE POUSO - NASA


Qualquer falha numa dessas complexas etapas seria o fim da missão. Todos da Nasa e envolvidos na missão merecem reconhecimento pelo grandioso feito. 


O rover pousou na cratera Jezero, numa região chamada de Isidis Planitia. Há bilhões de anos, segundo cientístas, essa cratera foi inundada pela água, por isso a escolha, objetivando procura por vestígios de vida.


Lançado em julho do ano passado, o robô irá coletar amostras, observar a geologia, transformar dióxido de carbono em oxigênio e ainda lancará um pequenino helicóptero (Ingenuity) para melhor mapeamento da superfície.


Outras missões para Marte:


Antes do Perseverance, chegou ao planeta vermelho na última terça-feira (09/01), a missão Hope, que foi enviada pelos Emirados Árabes Unidos, a primeira de um país árabe. Ela ficará somente em órbita.


A outra missão de sucesso foi a Tianwen-1 da China, que chegou a Marte um dia após a Hope. Ela também está orbitando Marte.


Parabéns a todas as Agências, empresas e pessoas envolvidas nessas três missões de sucesso. Parabéns aos Emirados Árabes, a China e claro, Estados Unidos. 


Marte será em breve nossa segunda casa e claro, até lá há muito a se desvendar e a se surpreender. 


Texto e pesquisa: Miguel Souto


Nenhum comentário:

Postar um comentário