quarta-feira, 15 de julho de 2020

FIM DA SINFONIA - CONCURSO PETROBRÁS SINFÔNICA

FIM DA SINFONIA - MIGUEL SOUTO

Essa é a arte enviada para o concurso Bethovem 250 anos promovido pela Orquestra Petrobrás Sinfônica de São Paulo. Retificando: essa não foi a versão enviada, mas é a última, reformulada.

Soube do concurso faltando uma semana para o término das inscrições e resolvi fazer o desenho restando dois dias, com isso enviei na data limite pela manhã, e pela tarde percebi que poderia melhorar o design do oceano, daí a refiz e a reenviei.

Não fui pré-classificado, mas foi válida a tentativa. 

Mas de um mês depois do concurso, analisando minuciosamente a obra, constatei um erro grave e elementar: perspectiva. Se estou destacando os músicos, próximos à câmera, em primeiro plano, as ondas, horizonte e muito mais a Lua e meteoro, deveriam estar em segundo e terceiro planos, desfocados proporcionalmente. Então refiz a arte, desfocando oceano (com ondas mais baixas), Lua, meteoro, e adicionando coloração ao fundo do satélite natural da Terra, elementos do cinema, as luzes e reflexos da lente, flare. Além disso, inclinei levemente o desenho tentando trazer alguma sensação de movimento.

Acredito que o resultado agora ficou satisfatório. Minha recomendação: nunca participe de concurso de arte verificando o ponteiro do relógio, não tenha pressa em finalizar sua obra pois pode haver erro grave ou detalhes a serem melhorados, como ocorreu.

Descrição:

'Fim da Sinfonia', arte reformulada com perspectiva e proporções corrigidas e efeitos adicionados. Inicialmente inscrita no Concurso Bethoven 250. Parabéns aos organizadores e vencedores. A obra que mais curto de Bethoven é Symphony No.7 in A major op.92 - II, Allegretto; foi exatamente essa composição que me inspirou: a iminente finitude humana. Não fui selecionado, mas valeu competir. 

Obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário