quinta-feira, 21 de março de 2019

LIVRO REGISTRADO NO EDA


LIVRO - PIXABAY

Hoje, dia 21 de março, finalmente chegou o certificado do livro "O fim e um recomeço 2118". 


O material foi enviado dia 20 de setembro de 2018, sendo registrado dia 27 de novembro - dentro do meu cronograma previsto, afinal deveria ser 100 anos antes da data da história. 

Em 21 de janeiro do corrente enviei um e-mail ao Escritório de Direitos Autorais buscando informações sobre o atraso no recebimento do certificado. Três dias depois fui surpreendido com o motivo revelado por e-mail: restrições orçamentárias que limitam a quantidade de postagens mensais. Sim, algum problema de ordem política/financeira está restringindo o número de envios dos certificados aos autores. Espero que tal grave problema seja solucionado, pois o tempo de espera de quase 4 meses é, no mínimo, decepcionante.

A obra está protegida, ação que recomendo veementemente. 

Apenas após registrá-la, percebi pequenos detalhes na história que poderiam ser retirados, adicionados ou editados. Fica evidenciado minha ansiedade para o envio. Teoricamente me arrependi em registrá-lo prematuramente, mas não foi um erro grave. O problema irreversível é publicar e depois identificar falhas. Uma vez na prateleira, nenhuma lamentação é significativa. Em todo caso, fica mais uma dica pra você: não tenha pressa em registrar seu livro.

Realizei diversos ajustes, dentre eles, supressão de verbos dicendi,  acréscimos de citações, o que enriquece o texto, dentre tantos, e até o momento fiz três revisões, duas virtuais (lendo através da tela do computador) e uma escrita, sempre promovendo as edições necessárias. 

Irei imprimir novamente nos próximos dias e farei a quarta revisão. Pretendo fazer ainda uma quinta, será a última caso as observações sejam mínimas. É incrível como os pequeninos erros saltam da folha. A revisão no A4 é infinitamente superior que a virtual.

Após essas cinco revisões me darei por satisfeito, acredito. Daí sim contratarei um revisor profissional em ficção científica. Há alguns sites que pesquisei. Basicamente eles cobram por lauda (página) com valores variando de R$ 1,50 a R$ 6,00 ou mais. Como são 209 páginas aproximadamente (eram 229!), o valor final será um desafio, mas conseguiremos. 

Preciso que um especialista experiente analise toda a história, observando eventuais lacunas, recomendando melhorias ou simplesmente ratificando as informações científicas que apresentei.

Esse profissional é imprescindível pois, no meu caso, verificará o realismo ou excessos nos diálogos, se é minimamente crível a viagem no tempo e coerente o cronograma dos fatos no presente e passado, se a tecnologia nas naves e nos dispositivos são bem explanadas, se a linguagem poética em algumas partes são adequadas, se as cenas impactantes refletem o drama e suspense que tento revelar, se para o mercado editorial e nicho é necessária uma edição no número de páginas etc.

Quando receber o feedback do revisor de ficção, farei uma releitura, acatando (ou não) as recomendações dele. 

Após isso, devo contratar um revisor ortográfico, por último um diagramador. A partir deste ponto poderei registrar o ISBN do livro, catalogá-lo e publicá-lo.

Lembrando que o livro passou por uma revisão ortográfica por um amigo e professor de português, mas após tantas revisões será necessária uma nova análise da língua.

A capa já está pronta, breve a publicarei aqui.

Esta publicação é apenas para atualização do processo literário. 

No total já se passou um ano e meio de trabalho nesse projeto. Sem pressa, o e-book está ganhando forma. Minha previsão inicial para o inicio desse ano irá seguramente se estender para o segundo semestre ou mesmo final de 2019. 

Antes de publicarmos uma obra é necessário ter certeza absoluta que o produto está sem arranhões ou defeitos de fabricação. Um livro, apesar de ser nosso filho e fruto de densos sentimentos, sacrifícios, descobrimentos, construção intelectual, lágrimas e sorrisos, uma parte do nosso corpo e alma, é também uma mercadoria numa vitrine, numa livraria.

Thanks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário