quarta-feira, 28 de novembro de 2018

SONDA INSIGHT POUSA EM MARTE!

DESIGN INSIGHT
FONTE: NASA
Na tarde desta segunda-feira (26) a sonda InSight pousou em Marte, sob forte comoção dos cientistas no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), em Pasadena, Califórnia.

A InSight foi lançada há quase sete meses, percorreu 482 milhões de km, atingindo velocidade de 19.800 km/h. 

Para pousar em segurança, foi necessário reduzir sua velocidade para 8 km/h num intervalo de sete minutos, enfrentando ainda uma temperatura de 1.500 graus Celsius, liberando seu paraquedas de quase 12 metros de diâmetro. Finalmente a sonda liberou o paraquedas, acionando um retrofoguete. 



Imagem capturada minutos após o pouso da InSight.
NASA's InSight Mars lander acquired this image using its robotic arm-mounted, Instrument Deployment Camera (IDC).
Fonte: NASA

Dentre os equipamentos da sonda podemos destacar: um sismômetro, que detecta movimentos ou vibrações no solo para analisar diâmetro das camadas do interior do planeta, um sensor térmico a ser instalado cinco metros abaixo da superfície para determinar em que proporção o solo libera o calor.

Este é o primeiro pouso em Marte desde a chegada do Curiosity em 2012, completando no total, oito aterragens de sucesso da NASA.

A missão durará um ano marciano, ou seja, até o fim de 2020. O objetivo é esclarecer a formação de Marte e recolher informações que possam ajudar as futuras missões tripuladas ao planeta previstas para a década de 2030.

Há, junto com a sonda havia também dois satélites que enviaram dados de telemetria e transmitiram imagens.

O nome InSight significa "Interior Exploration Using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport" ou "Exploração do interior de Marte usando investigações sísmicas, geodésica e transporte de calor".

Parabéns a todos os envolvidos nessa bela e nobre missão. Aterrar em Marte é uma tarefa muito arriscada e requer tempo, paciência, empenho, técnica, precisão e talento, aliados a alta tecnologia, afinal todas as etapas e equipamentos devem funcionar perfeitamente. 

Mais uma missão para abrir caminhos para a humanidade viver em dois mundos!


Texto e pesquisa: 
Miguel Souto


Nenhum comentário:

Postar um comentário