segunda-feira, 18 de junho de 2018

LIVRO O FIM E UM RECOMEÇO 2118 - ETAPA 1 CONCLUÍDA


LIVRO - PIXABAY

Essa publicação tem o objetivo de deixá-lo bem informado(a) sobre as etapas da produção do meu livro "
O fim e um recomeço 2118".

No dia 24 de setembro de 2017 comecei essa jornada literária, minha primeira para um livro. Ontem, dia 17 de junho de 2018, a finalizei, ou pelo menos, a história do livro.

Seguindo criteriosamente meu cronograma, produzi de uma a cinco páginas diárias e cheguei até a página 211, a última (fonte arial e tamanho 11). A partir de hoje minha meta até setembro é revisar - a segunda etapa do processo. Revisar constitui para mim, relê, verificar erros gramaticais, editar diálogos, se necessário, verificar lacunas, inconsistências na história, lapidar trechos com poesia - adoro linguagem poética, dentre outros. Para correção gramatical, pedirei auxílio de um amigo professor de português.

Depois, a terceira etapa, o envio para a Biblioteca Nacional em setembro. Aproximadamente em dezembro receberei certificado autoral, o que me deixará tranquilo com a proteção intelectual.

A quarta fase é diagramação e capa - naturalmente começarei a trabalhar nisso durante a espera do registro da BN.

Quinta fase: registrar o ISBN, o CPF do livro como expliquei aqui, e fazer a ficha catalográfica. São procedimentos importantíssimos antes de publicar um livro.

Sexta fase é a publicação, provavelmente em janeiro ou fevereiro de 2019. No momento tenho a pretensão de publicar meu livro na Amazon, uma plataforma interessante e sem custos, embora cobre 30 ou 70 por cento por venda, dependendo da exclusividade.

Etapa 1 finalizada. Continuaremos o trabalho com a mesma dedicação. A propósito, dedicação e muita disciplina são imprescindíveis nesse trabalho, que sim, é muito cansativo, mas breve virá, espero, o reconhecimento.  


Texto: Miguel Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário