segunda-feira, 18 de junho de 2018

LIVRO O FIM E UM RECOMEÇO 2118 - ETAPA 1 CONCLUÍDA


LIVRO - PIXABAY

Essa publicação tem o objetivo de deixá-lo bem informado(a) sobre as etapas da produção do meu livro "
O fim e um recomeço 2118".

No dia 24 de setembro de 2017 comecei essa jornada literária, minha primeira para um livro. Ontem, dia 17 de junho de 2018, a finalizei, ou pelo menos, a história do livro.

Seguindo criteriosamente meu cronograma, produzi de uma a cinco páginas diárias e cheguei até a página 211, a última (fonte arial e tamanho 11). A partir de hoje minha meta até setembro é revisar - a segunda etapa do processo. Revisar constitui para mim, relê, verificar erros gramaticais, editar diálogos, se necessário, verificar lacunas, inconsistências na história, lapidar trechos com poesia - adoro linguagem poética, dentre outros. Para correção gramatical, pedirei auxílio de um amigo professor de português.

Depois, a terceira etapa, o envio para a Biblioteca Nacional em setembro. Aproximadamente em dezembro receberei certificado autoral, o que me deixará tranquilo com a proteção intelectual.

A quarta fase é diagramação e capa - naturalmente começarei a trabalhar nisso durante a espera do registro da BN.

Quinta fase: registrar o ISBN, o CPF do livro como expliquei aqui, e fazer a ficha catalográfica. São procedimentos importantíssimos antes de publicar um livro.

Sexta fase é a publicação, provavelmente em janeiro ou fevereiro de 2019. No momento tenho a pretensão de publicar meu livro na Amazon, uma plataforma interessante e sem custos, embora cobre 30 ou 70 por cento por venda, dependendo da exclusividade.

Etapa 1 finalizada. Continuaremos o trabalho com a mesma dedicação. A propósito, dedicação e muita disciplina são imprescindíveis nesse trabalho, que sim, é muito cansativo, mas breve virá, espero, o reconhecimento.  


Texto: Miguel Souto

sexta-feira, 8 de junho de 2018

LIVRO "O FIM E UM RECOMEÇO - 2118" - EM PRODUÇÃO


LIVRO - PIXABAY

Comecei a escrever efetivamente este meu primeiro livro "O fim e um recomeço - 2118" no dia 24 de setembro de 2017.  É uma obra baseada no roteiro do filme "2118: Recomeço" de 197 páginas, que está engavetado desde 12 de novembro de 2012, data do registro do mesmo na Biblioteca Nacional.


Para o roteiro se tornar filme seria necessário inicialmente uma tradução para a língua inglesa e, após a criteriosa aceitação por um renomado estúdio, um investimento enorme típico de super produção. Um livro, por outro lado, pode ser lançado de maneira independente, se não por uma editora e fisicamente, individualmente e virtual. Caso não consiga apoio, é exatamente o que farei, um e-book.

O processo de adaptação para a literatura é um penoso trabalho, como já mencionei nessa publicação, mas também proporciona relativo prazer. Escrever um livro requer tempo, muita dedicação e disciplina, e claro, cuidados na elaboração e no registro, como relatei aqui. Considerando que alterei parte da história foi necessário a criação de diversas cenas.

A literatura, ao mesmo tempo em que apresenta um desafio ensurdecedor para nós escritores nas descrições de cenários, fisionomias, emoções, clima,  nos permite uma liberdade nunca vista num roteiro, pois podemos empregar nossa visão de mundo, inserir poesia, detalhes e tantas camadas na trama e personalidades.

Ainda esse mês de junho estarei finalizando o livro. Atualmente estou na página 173, seguindo o cronograma a risca. Serão aproximadamente 210 páginas, talvez mais. Estou na reta final.

Depois de finalizá-lo irei revisá-lo e registrá-lo na BN ainda este ano, ação que recomendo sempre.

Você que me acompanhou até aqui, obrigado.

Para finalizar a sinopse completa e a reduzida:


Em setembro de 2118 dois asteroides caem na Terra: um na Áustria, outro no Brasil. Felipe Hakinny e sua mãe Verônica escapam em Marte, mas ele não consegue salvar sua noiva, a repórter Jennifer Freeman. Meses depois Verônica e sua equipe do Laboratório MTSE chegam à Terra numa missão de reconhecimento e Felipe viaja escondido. A nave é atacada. Prestes a morrer, Felipe tem uma segunda chance ao viajar no tempo. Será que ele conseguirá salvar sua amada e o resto da humanidade?


Em setembro de 2118 dois asteroides caem na Terra. Felipe Hakinny volta no tempo. Será que conseguirá salvar seus entes queridos? Será que o resto da humanidade acreditará nele?



Texto: Miguel Souto