quinta-feira, 8 de maio de 2014

SONHO DE ASTRONAUTA - ANIMAÇÃO COMPLETA



Essa é a animação Sonho de Astronauta completa.


Ontem, dia 07 de maio, foi divulgada a lista dos pré-classificados para o Concurso AnimaMundi 2014, sendo essa sua 22ª edição. Dos 1291 filmes enviados (via correios mesmo), foram selecionados 418 - infelizmente o "Sonho de Astronauta" não estava entre os escolhidos. Enviei ainda um outro, de duração e complexidade menores ("Casais e Balões"), que teve igual resultado. Entretanto, bola pra frente, e boa sorte aos selecionados.

Acredito que, considerando a complexidade da animação em simular planetas e o espaço sideral (3D) em ambiente ou programas totalmente 2D, já seria um bom diferencial. A tentativa do animador em se aproximar ao máximo da realidade utilizando como referência fotos reais - por exemplo, ao desenhar a superfície de Europa, Enceladus, Terra, Lua, Curiosity, Veículo Lunar - seria, para os apaixonados por astronomia, um ponto positivo. 

Quanto ao roteiro, o avalio como uma aventura de ficção bem atraente, mesmo no âmbito infantil e com um tênue clima de fantasia. Um garoto consegue finalmente voar, sair da Terra, ir na Lua, Marte e ainda recolher uma rocha de Saturno. Ao final é acordado, pensando ser um sonho, e descobrindo, entretanto, que foi real.

Não tenho o objetivo de criticar a equipe de jurados do AnimaMundi, afinal deve ter sido uma tarefa árdua a seleção. Talvez minha animação "Sonho de astronauta" não foi tão fantasiosa ou emotiva o suficiente. Como disse, tentei simular o Sistema Solar real. E não utilizei diálogos. O objetivo era o descobrimento do Sistema Solar pelo personagem, sua liberdade, seu sonho conquistado em parâmetros admissíveis.

No total, foram 5 meses e meio de produção (para não dizer, 6 meses). Antes mesmo de setembro de 2013 criei a primeira parte durante 2 meses e meio. Ela termina no momento em que o garoto começa a voar e há uma aproximação em close. A segunda parte, a mais desafiadora, consumiu cerca de 3 meses: desenhar cada cenário, como as miniaturas das cidades, o planeta Terra, o veículo lunar, Curiosity, Marte, os difíceis Valles Marineris, Enceladus, Saturno, todos no Corel, levava cada um, cerca de 10 horas, no mínimo. A finalização eu fazia no Photoshop.

Essa é a maior (duração de mais de 6 minutos) e mais complexa animação (considerando os cenários e a simulação de 3D no Flash) que já produzi. 

Embora tenha cadastro, estou em situação irregular na Ancine. Tentei registrar essa animação, mas em decorrência do resultado negativo no concurso, desisti do registro.

Programas utilizados: 
Flash, Corel, Photoshop, Vegas Pro, Sound Forge 8.0, Magic Music 16, Fl Studio 8, Particle Illusion.

Obrigado e comente :)

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