quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NASA DESCOBRE DOIS PLANETAS DO TAMANHO DA TERRA

Astrônomos da missão Kepler anunciaram hoje (20 de dezembro) a descoberta de dois planetas do tamanho da Terra e que estão orbitando uma estrela similar ao Sol. Os planetas `são aparentemente rochosos e têm composição parecida com a Terra, como núcleo composto por 32% de ferro e manto de silicato (68%). Cientistas também acreditam que o Kepler-20 f pode ter desenvolvido uma atmosfera com vapor d'água.

Cientistas estão buscando planetas do tamanho da Terra como um possível lugar para vida extraterrestre, disse Francois Fressin do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e autor do estudo publicado hoje no periódico científico Nature. “O objetivo do Kepler é encontrar planetas do tamanho da Terra na zona habitável. Provar a existência de exoplanetas do tamanho da Terra é um grande passo para alcançar esse objetivo", disse. Os dois planetas estão a 950 anos-luz da Terra, distância que uma nave espacial demoraria 36 milhões de anos para percorrer.

Um dos planetas é apenas 3% maior do que a Terra e o outro, 13% menor, de proporção um pouco inferior à de Vênus.Embora sejam aparentemente rochosos, eles são quentes demais – entre 815 ºC e 426ºC – para serem habitáveis por humanos, por exemplo. Os dois planetas orbitam muito perto de sua estrela, a Kepler-20. O planeta maior, Kepler-20f, completa um ano em 19,5 dias e deve ter uma atmosfera espessa de vapor d'água, enquanto o menor, Kepler-20e, dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias.

Além dos dois planetas de tamanhos semelhantes ao da Terra, os astrônomos descobriram que o sistema contém três outros planetas maiores. Os cinco planetas têm orbitas parecidas com o de Mercúrio.

CRÉDITOS DO ARTIGO: http://www.correiodoestado.com.br
CRÉDITOS DA IMAGEM: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário